A Semana de Sopros e Percussão consiste numa semana de Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão, tendo como objetivo o desenvolvimento pessoal e artístico dos participantes.
A semana será preenchida com ensaios de naipe, secção e tutti, dinamizados pelos professores do Departamento de Sopros e Percussão do Conservatório de Música de Santarém e pelo maestro convidado, Tiago Alves.
Os participantes terão oportunidade de usufruir de atividades lúdicas organizadas pela equipa de monitores e professores que os acompanharão.
Esta edição conta com possibilidade de inscrição com alojamento e alimentação.
Tiago João Gomes Alves, nasceu em Ourém a 5 de abril de 1988. Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos na Academia de Música da Banda de Ourém. Em 2001 ingressa no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, onde
conclui o 7º grau em Clarinete na classe do professor Bruno Graça. Em 2010 finaliza a
Licenciatura em Música, variante Clarinete, no ramo de Interpretação na classe do professor Étienne Lamaison na Universidade de Évora. Colabora desde 2010 na Lisbon
Film Orchestra.
A nível da Direção já realizou masterclasses com Steven Davis, João Paulo Fernandes,
Félix Hauswirth, Alberto Roque, Timothy Reynish, Reed Thomas, Craig Kirchhoff, Douglas Bostock e José Rafael Pascual Vilaplana.
Finalizou em 2015 a Licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do Professor Alberto Roque.
Finalizou em 2017 o Mestrado em Ensino da Música em Direção Orquestral na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do Professor Jean-Marc Burfin.
Em agosto de 2021 gravou com o grupo OpuSpiritum Ensemble o primeiro CD intitulado “Le Vent Françai(x)s”.
Dirigiu a Banda da Sociedade de Instrução Musical, Cultura e Recreio de A-dos- Francos de setembro de 2013 a janeiro de 2020.
Atualmente, leciona Clarinete e a disciplina de Orquestra na Ourearte, Orquestra de Cordas e Sopros do Conservatório Jaime Chavinha em Minde, é o diretor musical da Camerata de Sopros OpuSpiritum Ensemble, é docente no Instituto Politécnico de Leiria na Pós-Graduação em Direção de Orquestra de Sopros e Maestro da Banda da Sociedade Filarmónica da Gualdim Pais, Tomar.