O Nosso Corpo Docente

Currículo

FOTO Ana Carolina Rodrigues

Ana Carolina Rodrigues

Professora de Violoncelo

Participou em Masterclasses com Maria de Macedo, Gary Hoffman, Pavel Gomziakov, Márcio Carneiro, Xavier Gagnepain, Mats Lidström, Damian Martínez Marco, Amit Peled e Daniel Geiss.
Entre 2013 e 2016 fez a Licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, na classe de violoncelo do professor Paulo Gaio Lima.
É violoncelista convidada desde 2016 na Orquestra Gulbenkian e na OML,  tendo trabalhado com diversos Maestros.
Em Junho de 2020 terminou uma Pós-Graduação em Violoncelo Performance na Schola Cantorum em Paris, sob a orientação do Professor Daniel Grosgurin.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2018 e 2020.
FOTO Ana Patrícia Tomé

Patrícia Tomé

Professora de Violino

FOTO André Piolanti

André Piolanti

Professor de Piano

André Piolanti, teve o primeiro contacto com o Piano quando tinha 10 anos de idade. Um ano depois iniciou os seus estudos musicais com a Professora Maria Filomena Campos, no Conservatório de Música de Santarém. Aqui concluiu, no ano letivo de 2006/2007, o curso complementar de Piano com a classificação de vinte valores.

Frequenta regularmente Masterclasses em Portugal e no estrangeiro onde teve oportunidade de estudar com professores como Sequeira Costa (Portugal), Jorge Luis Prats (Cuba), Mikhail Vosskresensky (Russia), Boris Berman (Russia), Josep Colom (Espanha) e Michel Pridonoff (Estados Unidos).

Além da atividade concertística é, também, professor de Piano e coordenador do departamento de teclas e Acordeão no Conservatório de Música de Santarém.

FOTO Dominique Ventura

Dominique Ventura

Professor de Classe de Conjunto e Formação Musical

Estudou Formação Musical e Piano na Academia Nova de Música do Coral Sinfónico de Portugal, com a Professora SaraswaJ, orientado pela Royal Academy Of Music Of London; foi coralista do naipe dos tenores no Coral Sinfónico de Portugal.

Estudou também Flauta Transversal e Análise e Técnicas de Composição na Academia de Música de Tomar com o Prof. José Soares.

Fez a Licenciatura e Mestrado em Ensino da Música, variante Formação Musical e Classe de Conjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Foto Edgar

Edgar Barbosa

Professor de Trompa

Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Associação Filarmónica União Lapense com o professor e maestro Acácio Aires da Silva.

Trabalhou com os maestros Rui Pinheiro, Délio Gonçalves, Mitchell Fenell, Félix Hauswirth e Jo Conjaerts e Jean Sébasten Béreu. Aos 18 anos ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra no curso de instrumentista de orquestra.

Terminou a licenciatura no ano letivo 2013/2014 tendo aulas com os trompistas Abel Pereira e Nuno Vaz. Trabalhou com os maestros Jean-Marc Burfin, Michael Zilm, Evgeny Bushkov, Antoni Ros Marbà, Sebastien Tewinkel e Emilio Pomarico.

image0

Flávio Bolieiro

Professor de Acordeão

Entrou no mundo da música aos 12 anos na Sociedade Filarmónica Cartaxense. Em 2008 ingressou no Conservatório de Música de Santarém no Curso Supletivo de Acordeão com o Professor Vítor Mira, e no ano letivo de 2015/2016 termina o mesmo com média de 17 valores.
É licenciado em Acordeão pela Universidade de Évora (2021), e encontra-se no 1º Ano de Mestrado da mesma Universidade.
Instituiu o I Concurso Interno do Departamento de Teclas do Conservatório de Loulé – Francisco Rosado, onde obteve 4 alunos premiados (1º, 2º, 3º lugares e Menção Honrosa).

IMG-3364

Francisco Viana

Professor de Contrabaixo

Iniciou os estudos de contrabaixo em Lisboa aos 14 anos com o professor Pedro Wallenstein depois de ter estudado piano desde os 5.

A sua atividade profissional é maioritariamente composta por colaborações regulares em formações orquestrais, nomeadamente com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), da qual é membro desde 2019, e com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a qual colabora pontualmente a título de reforço desde 2018.

É professor de Formação Musical desde 2012, e de contrabaixo desde 2015, e leciona desde então de forma contínua no ensino oficial em variadas instituições em Portugal, desde o nível de iniciação até à preparação com sucesso de alunos para o ingresso ao Ensino Superior.

FOTO Joana Fernandes

Joana Fernandes

Professora de Flauta Transversal

Iniciou os seus estudos músicas com o maestro António Simões Ribeiro, tendo mais tarde ingressado na classe da professora Sara Mendes, na Escola de Música Gualdim Pais em Tomar.

Concluiu a sua Licenciatura em Flauta Transversal (2011) e Mestrado em Interpretação (2014) na classe da professora Anabela Malarranha, na Universidade de Évora. Em 2015 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Nuno Ivo Cruz.

Frequentou masterclasses com os professores Trevor Wye, Thies Roorda, Rien de Reede, Stefano Parrino, Ana Raquel Lima e Monika Streitová. Trabalhou com os maestros Christopher Bochmann, Daniel Ferrero Silvage, Jouke Hoekstra e Ian Mikirtumov.

É professora da Classe de Flauta do Conservatório de Música de Santarém desde 2010, tendo lecionado no Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica e no Colégio Pedro Arrupe em Lisboa.

FOTO Jo∆o Barreiro

João Barreiro

Professor de Viola Dedilhada

Começou a frequentar as aulas de Viola Dedilhada no Conservatório de Música de Santarém, primeiro em Curso Livre, passando depois pela guitarra elétrica, e iniciando depois o curso oficial de Viola Dedilhada, com o prof. Acácio Resende.

Concluiu a Licenciatura em Música – Guitarra, na Universidade de Évora, em 2013/2014, sob a orientação do prof. Dejan Ivanovic.

Concluiu o Mestrado em Ensino de Música no ISEIT – Instituto Piaget, em Almada, tendo as aulas de instrumento sido lecionadas pelo prof. Dr. José Mesquita Lopes.

Leciona no CMS desde 2011/2012. Fez parte do Coro do Conservatório desde a sua fundação até ao ano letivo de 2017/2018. Integrou o grupo Blues ‘n Groovers, uma iniciativa de funcionários, alunos e professores do CMS.

FOTO João Correia5

João Correia

Professor de Iniciação Musical e Curso Preparatório

> Ver currículo completo

FOTO Jo∆o Loureiro

João Loureiro

Professor de Viola Dedilhada

Estudou com os professores Silvestre Fonseca e Acácio Resende (Escola de Música de Santarém) até ao ano de 1997 quando parte para Londres para estudar com a professora Shuko Shibata.

Em 1994 concluiu o seu Bacharelato em Gestão de empresas na Escola Superior de Gestão de Santarém. A licenciatura em Música, é concluída no London College of Music and Media sob a orientação do professor Carlos Bonell, onde lhe foi atribuído o “British Reserve Strings Prize”.

Continuou os seus estudos na Royal Academy of Music onde em 2003 concluiu a sua Pós–Graduação com Mérito.

FOTO Jorge Pereira_edit

Jorge Pereira

Professor de Acústica, Análise e Técnicas de Composição e História da Cultura e das Artes

Iniciou a carreira como docente em 1997, em Conservatórios Regionais (Santarém, Minde e Torres Novas), mantendo desde essa data uma intensa atividade pedagógica, lecionando Análise e Técnicas de Composição e Acústica, essencialmente, e participando em atividades de aprofundamento cultural e artístico nos Conservatórios onde leciona.

Como músico profissional, é intérprete desde 1991 na Banda da Armada Portuguesa, onde tem mantido uma carreira militar e artística, executando também tarefas pedagógicas, nomeadamente na preparação para concursos de promoção, bem como integrando as avaliações de ingresso de novos músicos.

FOTO Prof. Juan Maria seller

Juan Maria Seller

Professor de Dança

É um coreógrafo, professor e dançarino formado nas disciplinas de teatro, dança teatro, ballet, dança moderna e contemporânea.

Seller tem um extenso repertório com vários espetáculos e peças curtas lançadas na Espanha, França, Portugal, Porto Rico e Estados Unidos. Em Portugal, leccionou workshops de Contacto Improvisação na Escola Superior de Dança Lisboa e na Universidade de Motricidade Humana, em 2015. Além disso, desenvolveu um “Atelier de Criação “, em 2017.

Ensinou dança contemporânea na FOR – Companhia Olga Roriz. Impar-te cursos certificados para monitores de Dança Inclusiva. Atualmente reside em Portugal, continuando seu trabalho.

FOTO Juliana Yakovyshena (recorte)

Julianna Yakovyshena

Professora de Piano

Frequentou a escola de música da cidade de Gnivahn, de 1982 a 1988.

Complementou os seus estudos na Escola Superior de Música da cidade de Vinnytsia, M. Leontovych, na Ucrânia, de 1988 a 1992.

Lecionou na Escola de Música da cidade Gnivahn, Ucrânia, de 1991 a 2000.
Frequentou a Universidade Pedagógica M. Kotsiubynsky da cidade de Vinnytsia de 1999 a 2002.

Leciona desde 2007 no Conservatório de Música de Santarém.

FOTO Isabel Pereira

 Isabel Pereira

Professora de Violeta ou Viola d’Arco

Professora Assistente – The North London Conservatoire, Londres / 2017-2018
Professora de Viola e Violino – Aulas privadas Londres / 2005-2018
Professora de Viola e Violino – Da Capo Music Foundation (Kodaly Method), Londres / 2005-2007
LRAM – Curso de Ensino administrado pela Royal Academy of Music /2003

Colabora frequentemente com London Philharmonic Orchestra, Royal Opera House Orchestra, Royal Philharmonic Orchestra, London Sinfonietta, Remix Ensemble, entre outras orquestras e apresentou-se como 1ª Solista da Bournemouth Symphony Orchestra e da Royal Liverpool Philharmonic Orchestra.

FOTO Lídia Correia

Lídia Correia

Professora de Órgão e Classe de Conjunto

Lídia Correia concluiu o oitavo grau de Órgão na Classe do Prof. Rui Paiva na Escola de Música do Conservatório Nacional. Estudou baixo contínuo com Cremilde Rosado Fernandes e Órgão com António Mota e António Esteireiro na ESML tendo concluído o Bacharelato. Em 2010 terminou a Licenciatura em Ensino de Música (performance Órgão) pela Universidade de Aveiro onde estudou com Edite Rocha.

FOTO Lioudmila Litvinova_resize

Lioudmila Litvinova

Professora de Piano

Iniciou os estudos de piano aos 7 anos de idade e concluiu o Curso Superior no Instituto Estatal de Pedagogia de Adiguei, na Rússia, onde obteve a licenciatura em música na variante piano.

Frequentou a Escola Superior de Educação de Leningradskaia Krasnodar, na Rússia, onde concluiu o Curso Superior de Educadora de Infância.

Foi professora de Piano e Educação Musical de Stary Oskol, Rússia, entre 1986 e 1996.

Fez também parte do Coro do Círculo Cultural Scalabitano, e tem desenvolvido intensa atividade como pianista acompanhadora, tanto no Conservatório de Música de Santarém, como no Coro do Orfeão de Almeirim no Coro Cont’Arte de Pontével, e nos mais diversos eventos, concertos e duetos de Música de Câmara.

Luís Mota

Professor de Oboé

Iniciou os seus estudos musicais na Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira, Montemor-o-Velho, aos 9 anos de idade.

Em 1984 ingressou na Banda de música do Exército, em Mafra, e aí iniciou os seus estudos de oboé. Dois anos mais tarde foi admitido na Banda de música da Guarda-fiscal e deu continuidade aos seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde foi aluno, na classe de oboé, dos professores Ricardo Lopes e José Coutinho. Ainda como instrumentista de oboé viria a licenciar-se na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Andrew Swinnerton.

Atualmente exerce também a atividade docente no Conservatório de Música de Santarém, na Sociedade União Musical Alenquerense e na Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira.

FOTO Manuel Brás da Costa

Manuel Brás da Costa

Professor de Canto

Graduado no Royal College of Music, Londres, participou nos concursos de canto Luísa Tody, Concurso Internacional de canto de Braila (Roménia), Concurso Internacional de canto de Chimay (Bruxelas).

Foi laureado nos concursos Internacionais de canto Graziella Schiutti Prize, Early Music Competition, e obteve o 2º lugar no Keith Falkner Prize  (Inglaterra).

Participou em diversos festivais de música nacionais e internacionais, desempenhou vários personagens em oratórias sob direcção dos maestros Jorge Matta, João Paulo Santos, Leonardo de Barros, Cesario Costa, César Viana, Manuel Morais, João Paulo Janeiro, Ricardo Cangi, Kethil Haugsand, Paul Spicer, Ivan Moody, Joana Carneiro, Leandro Piccione, Mario Tronco, Henrique Piloto, Nicholas Kok, Nickolay Lalov, Alberto Roque, Jan Wierzba, entre outros.

FOTO Filomena Campos_resize

Maria Filomena Campos

Professora de Piano

Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade, com o Professor e Compositor Luis Costa, tendo concluído o Curso Superior de Piano, na sua classe do Conservatório de Música do Porto, com distinção.

FOTO Marta Cruz2

Marta Cruz

Professora de Órgão

É Licenciada em Música – Performance, Curso de Órgão, pela Universidade de Aveiro, onde estudou com Edite Rocha e António Mota.

É diplomada em Órgão (Escola de Música Canto Firme, Tomar) e em Piano (Escola de Música do Conservatório Nacional, Lisboa).

Possui Diploma Universitário de Músico Atuante da Universidade Marc Bloch de Estrasburgo.

Realizou vários concertos como organista em parceria com o Coro Misto da Associação Canto Firme de Tomar, destacando-se a obra Via Crucis, de Franz Liszt.

Participou no Ciclo de Órgão na Misericórdia de Aveiro em 2011 e 2012.
Desde 2003, leciona no Conservatório de Música de Santarém, apresentando-se como organista em eventos e concertos promovidos por esta Instituição.

É organista na Igreja Paroquial do Cartaxo desde 1994.

FOTO Nuno Pinheiro

Nuno Pinheiro

Professor de Classe de Conjunto e Formação Musical

Iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Castelo Branco com os clarinetistas Pedro Ladeira e Carlos Silva.

Em junho de 2013 terminou o Curso Supletivo de Clarinete no Conservatório Regional de Castelo Branco com 18 valores na Classe do Professor Pedro Ladeira. Obteve o 1º Prémio – Escalão E, na variante de Clarinete, no Concurso Interno de Instrumentistas e Canto, “Prémio Melhor Interprete – CRCB 2009/2010”.

Em 2010, foi-lhe atribuída Menção Honrosa no Concurso Interno de Instrumentistas e Canto – Prémio Melhor Intérprete 2010/2011.

Em setembro 2013 concluiu a Licenciatura em Música – Variante de Formação Musical, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

FOTO Nuno Soares-resize

Nuno Soares

Professor de Piano

Iniciou os seus estudos musicais aos dez anos de idade, no Conservatório Regional de Setúbal, na classe do Professor António Toscano, concluindo o 6º grau do curso de piano.

Concluiu em 2009 a Licenciatura de Música, na vertente de Piano Performance, da Universidade de Évora, onde foi aluno do Professor João Lucena e Vale, tendo estudado canto com a Professora Liliana Bizineche e análise musical com o Professor Christopher Bochmann.

Em 2016 conclui o mestrado em ensino de Música, na vertente piano, tendo tido como objeto de estudo a utilização de ferramentas como a leitura à primeira vista, harmonização/transposição e improvisação.

Tem ao longo do seu percurso participado como Pianista em vários recitais e projetos transdisciplinares.

FOTO PedroCordeiro

Pedro Cordeiro

Professor de Tuba

Iniciou os seus estudos musicais em eufónio na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela.

Em 2007 ingressou no conservatório regional de Palmela na classe do Professor Gil Gonçalves. No ano seguinte prosseguiu os estudos na Escola Profissional Metropolitana de Lisboa sob a orientação de Adélio Carneiro e Gonçalo Marques onde, em 2011, terminou o curso de Instrumentista de Sopro.

Posteriormente concluiu a licenciatura em Música na variante de Execução na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Professor Adélio Carneiro.
Em 2017, terminou o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.

FOTO Pedro Correia

Pedro Correia

Professor de Canto e Classe de Conjunto

Completou Canto no Conservatório Nacional de Lisboa na classe de Filomena Amaro com a classificação máxima e tem uma Licenciatura em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa nas classes de Elsa Saque e Luís Madureira.

Mestrando na ESART, fez Masterclass em Portugal com Liliana Bizineche e em Andorra com Montserrat Caballè.

Foi membro do Coro Gulbenkian e do Teatro Nacional de S. Carlos.

É professor de Canto e Classes de Conjunto no Conservatório de Música de Santarém.

prof pedro fernandes

Pedro Fernandes

Professor de Percussão

> Ver currículo completo

Pedro Gentil

Professor de Trompete

Frequentou o Conservatório de Música de Santarém e a Escola Profissional de Música e Artes de Almada, ambas na classe do professor Mário Carolino.

Concluiu o Curso de Instrumento na Escola Profissional de Artes da Beira Interior na classe do professor Fernando Jorge Ribeiro, e música de câmara com os professores António Costa, Paulo Ricardo Carmo e Sérgio Charrinho.

Concluiu a licenciatura em Trompete na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe dos professores David Burt e Stephen Mason.

É membro fundador do Quinteto de Metais “Quinto Império” com o qual já fez vários Concertos e Workshops, e da brass band “ The BellsBrass Ensemble”.

FOTO Pedro Martins resize

Pedro Martins

Professor de Bateria e Percussão

Iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela, como executante de Percussão.

Estudou na Escola Profissional de Música de Almada com os Professores Lídio Correia e José Carinhas e no ISEIT – Campus Universitário de Almada com Richard Buckley, Elizabeth Davis, Pedro Carneiro e Lídio Correia

Completou o Mestrado em Ensino da Música (Percussão) pelo ISEIT – Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares / Campus
Universitário de Almada.

Atualmente leciona a classe de Percussão e Ensemble de Percussão na Academia de Música de S.Cecília, no Conservatório Regional de Palmela, no Conservatório de Música de Santarém e na Academia de Música de B.V. de Torres Vedras.

FOTO Philippe Trovão

Philippe Trovão

Professor de Saxofone

Licenciado em Saxofone pela Escola Superior de Música de Lisboa, realizou o Mestrado em Ensino da Música na mesma universidade.

Participou em diversos masterclass com diversos músicos do panorama nacional e internacional como Alberto Roque, José Massarrão, Claude Delangle, Jean Yves Fourmeau, Nicolas Proust, Lars Mlekusch e James Houlik.

Actualmente o seu trabalho passa pelo interpretação de obras para saxofone e dispositivo electroacústico, por improvisação, estudo de síntese sonora e composição.

Leciona no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra, no Conservatório de Música e Artes do Centro e no Conservatório de Santarém.

FOTO Ricardo Marques

Ricardo Marques

Professor de Guitarra Portuguesa

Concluiu com notável aproveitamento, o curso de Guitarra Portuguesa do Conservatório Nacional de Lisboa onde estudou sob a orientação do Professor João Torre do Valle.

Diretor Musical e Guitarra Portuguesa do espetáculo “Trovas & Canções- Atores, Poetas e Cantores” juntamente com Ruy de Carvalho; João de Carvalho; Adelaide Sofia; Guilherme Madeira e João Correia.

Juntamente com Guilherme Madeira e João Correia formou o grupo “Três Bairros”. O Álbum de estreia “O Turno da Noite”, saiu em Outubro de 2017 e já vai na terceira edição. Graças ao sucesso deste primeiro Disco, o grupo teve a oportunidade de atuar em vários palcos, tais como o Casino Estoril, Casino de Lisboa, Castelo de Mértola, Convento de S. Francisco, Festas de S. José,  Coliseu Micaelense, entre outros. Tendo já dado a conhecer o seu trabalho além fronteiras, nomeadamente em Inglaterra (Londres); Timor-Leste; Cabo Verde; Espanha (Tenerife) e França.

Rita Bliebernicht

Professora de Iniciação Musical

Estudou na Escola Nossa Senhora do Cabo, em Oeiras, tendo terminado o Curso de Flauta Transversal do Conservatório Nacional sob a orientação de João Pereira Coutinho, Sally Hughes e Lídia Serejo.

Paralelamente à música iniciou os estudos de artes plásticas na Sociedade Nacional de Belas Artes e é também licenciada em Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Artes Decorativas pela Universidade Católica de Lisboa. Muito ligada à sensibilidade artística, mantém o interesse na relação da música com outras áreas artísticas como as artes decorativas e plásticas.

FOTO Rodrigo Gomes_2

Rodrigo Gomes

Professor de Piano

Iniciou os estudos de música na Academia de Amadores de Música, tendo terminado o Curso de Piano do Conservatório na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda a Velha.

Concluiu a Licenciatura em Ciência Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Posteriormente terminou a Licenciatura em Piano no Instituto Piaget de Almada.

Dá aulas de Piano na Fundação Salesianos de Lisboa e nos conservatórios de Santarém e de Setúbal. Acompanha ocasionalmente ao piano coros em várias partes do país.

FOTO Rui Vicente (recorte) cópia

Rui Vicente

Professor de Viola Dedilhada

Mestre em ensino da música-variante de instrumento, pelo ISEIT, Instituto Piaget de Almada. Frequentou o mestrado em Pedagogia do Instrumento no ISEIT, onde estudou Guitarra Clássico-romântica com Ricardo Barceló.

É licenciado em música- variante de instrumento- Guitarra Clássica pelo ISEIT, Instituto Piaget de Almada onde estudou com Dejan Ivanovic.

Completou o curso complementar de música no Conservatório de Música de Santarém na classe do Professor Acácio Resende.

É professor de Guitarra no Conservatório de Música de Santarém desde 2006.

FOTO SÇrgio Duarte

Sérgio Duarte

Professor de Trombone

É licenciado em trombone pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com os professores Ismael Santos e Hugo Assunção.

Frequentou Masterclasses de trombone e de metais, sob a orientação de Fernando Palacino, Alexandre Vilela, Daniel Dias, Júlio Sousa, Reinaldo Guerreiro, Sérgio Carolino, Hugo Assunção, Filipe Alves, Byron Fulcher, Jorgen Van Rijen e Gábor Tarkovi.

Frequentou Cursos de introdução ao jazz e palestras com Paulo Gaspar, Tomás Pimentel, Luís Cunha, Lars Arens e James Morrinson.

Atualmente como docente leciona aulas de Trombone, Naipe e Orquestra na Orquestra Geração – Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e Trombone e Música de Câmara no Conservatório de Música de Santarém.

dav

Sérgio Marques

Professor de Viola Dedilhada

Frequentou a Licenciatura em Música (via ensino – guitarra), com profissionalização, na Universidade de Évora, onde desenvolve estudos com os professores doutores Manuel Morais e Max Rabinovich (música de câmara); Paulo Valente Pereira e Pedro Jóia (Guitarra) e com o professor doutor José Mesquita Lopes (Orientador do Estágio Pedagógico).

Entretanto frequentou diversas Masterclass com algumas das figuras mais reconhecidas do panorama musical internacional e nacional: Leo Brouwer; Manuel Barrueco; Carlos Barbosa Lima; Roland Dyens; Dejan Ivanovic; Carlos Menezes; Sérgio Pelágio.

A sua vida profissional tem sido repartida entre o ensino e a performance musical.

Sílvia Mendonça

Professora de Formação Musical e Música Contemporânea

FOTO Sílvia Oliveira2_resize

Sílvia Oliveira

Professora de Ballet

Nascida em 1983 na vila de Oeiras, teve um percurso atípico enquanto bailarina. Foi aos 18 anos que iniciou a sua formação em dança com as professoras Paula Careto e Carla Morais, no concelho de Cascais, nas áreas de dança jazz e da dança contemporânea, respectivamente.

FOTO Sónia Tomás

Sónia Tomás

Professora de Clarinete

Iniciou os seus estudos de clarinete aos nove anos de idade na Escola de Música da Sociedade Musical Odivelense, tendo prosseguido a sua formação no Instituto Gregoriano de Lisboa e no Conservatório D. Dinis.

Concluiu a Licenciatura em Clarinete na Escola Superior de Música de Lisboa (classe dos professores Francisco Ribeiro e Manuel Jerónimo) e a  profissionalização em Serviço – Clarinete, na Universidade Aberta. Posteriormente realizou o Curso de Especialização “Música nos Hospitais”, Universidade Marc Bloch, Estrasburgo, França.

Na área do ensino lecionou Clarinete e Formação Musical em diversas Escolas, tendo integrado o corpo docente do Conservatório de Música de Santarém em 1998. É Diretora Pedagógica deste Estabelecimento de Ensino desde Setembro de 2000 e Coordenadora UNESCO desde o ano de 2010.

Tânia Trigo

Professora de Viola de Arco

Iniciou os estudos musicais em 2007 com a Professora Danuta Grossmanová na Escola Profissional de Arte de Mirandela.

Em 2014 foi admitida na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto na Classe do Professor Ryszard Woycicki.

Em 2015 ingressou na Escola Superior de Artes aplicadas em Castelo Branco na Classe da Professora Joana Pereira, tendo com esta concluído o grau de Mestre em 2018.

Participou em Masterclasses e workshops com a orientação dos violetistas Ana Bela Chaves, Joana Pereira, Ryszard Woycicki, Pedro Muñoz, Wernel Dickel, Máté Szucs, Dorothea Vogel, Aida Carmen Soanea, Leo De Neve, Christophe Dejardins, Isabel Charisius, entre outros.

Ao longo do seu percurso trabalhou variadíssimas orquestras entre elas, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Ceuta International Symphony Orchestra, Orquestra 430 de Vigo, Neue Philharmonie Munchen , Estágio Gulbenkian para orquestra entre outras.

FOTO Tiago da Neta

Tiago da Neta

Professor de Viola Dedilhada

A sua aprendizagem musical começou com Alexandre Bento em guitarra Jazz mas seguiu o o seu rumo pelo ensino clássico no Conservatório de Música de Santarém com Acácio Resende e mais tarde na Guildhall School of Music and Drama (Londres) onde concluiu os seus estudos com Robert Brightmore e  David Miller.

Tem-se consolidado não só como solista no seu instrumento mas também  como um músico versátil que se move por uma variedade de estilos musicais assim como por diversos instrumentos de corda dedilhada.

Foi bolseiro da Rotary Foundation e recebeu os prémios de melhor aluno, Francisco Pereira Viegas em Santarém e Adele Krammer-Chappel em Londres.

Atualmente exerce a sua profissão de professor de Viola Dedilhada e Guitarra  Portuguesa nos Conservatórios de Música de Santarém e Caldas da Rainha.

 

Tiago Paraíso

Professor de Fagote

Iniciou os seus estudos musicais aos oito anos na escola de artes S.A.M.P., Pousos, Leiria. Com dezassete anos começou a estudar fagote na Escola Profissional de Artes de Beira Interior, Covilhã, na classe do professor João Brito. Três anos mais tarde ingressou no Instituto Jean Piaget na classe do mesmo professor. Tem frequentado inúmeros cursos, masterclasses e estágios de Orquestra, com professores e maestros tais como, Hugues Kesteman, Pierre Olivier Martens, Pedro Moreira, Márcio Pereira, Henrique Piloto, Pedro Figueiredo, Mitchell J. Fennell e Nuno Silva.

Colabora com várias Orquestras: Escola Profissional da Beira Interior, Instituto Piaget, Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Escola Superior de Música de Lisboa, Sinfonieta de Lisboa, Conservatório Nacional de Lisboa e Sinfónica Nacional São Carlos, como reforço.

FOTO Virginia Vieira

 Virgínia Vieira

Professora de Coro

FOTO Vitor Mira

Vítor Mira

Professor de Acordeão

Está organizado por Departamentos Curriculares (Classes de Conjunto e Canto, Teóricas, Cordas, Sopros e Percussão, Teclas e Acordeão, e Dança), tendo como coordenadores:

Coordenador do Departamento Curricular de Classes Teóricas

Prof. Dominique Ventura

Coordenador do Departamento Curricular de Cordas

Prof. Ricardo Gama

Coordenador do Departamento Curricular de Classes de Conjunto e Canto

Prof. Pedro Correia

Coordenador do Departamento Curricular de Sopros e Percussão

Prof.ª Philippe Trovão

Coordenador do Departamento Curricular de Teclas e Acordeão

Prof. André Piolanti

Coordenador do Departamento Curricular de Dança

Prof. Juan Seller