Carolina Alves é natural de Ourém. Licenciada pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) na classe dos professores Stephen Mason e David Burt. Em 2018 obteve o Mestrado em Performance na Hochschule fur Musik und Theatre em Leipzig na classe do Prof. Guido Segers. Em junho de 2019 obteve o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa. Encontra-se no segundo ano do Mestrado em Ciências Sociais – Gestão Escolar pelo Politécnico de Leiria.
Foi membro de projetos como a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo (2014 e 2015), da Orquestra de Jovens da União Europeia (2016), e da Al Bustan Festival Orchestra (2017).
Já colaborou com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música do Porto, com a Orquestra Gulbenkian, com a Orquestra Clássica do Sul e com a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Em 2017 ganhou o lugar de reforço na Orquestra Sinfónica de Cascais e Oeiras, onde colabora desde então.
Faz parte do 100 Caminhos – Quinteto de Metais, do Ensemble de Metais de Leiria, do The Bells Brass Ensemble e desempenha funções de docente no Conservatório de Música de Santarém, no Conservatório de Música de Cascais e na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
Estudou Formação Musical e Piano na Academia Nova de Música do Coral Sinfónico de Portugal, com a Professora SaraswaJ, orientado pela Royal Academy Of Music Of London; foi coralista do naipe dos tenores no Coral Sinfónico de Portugal.
Estudou também Flauta Transversal e Análise e Técnicas de Composição na Academia de Música de Tomar com o Prof. José Soares.
Fez a Licenciatura e Mestrado em Ensino da Música, variante Formação Musical e Classe de Conjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Associação Filarmónica União Lapense com o professor e maestro Acácio Aires da Silva.
Trabalhou com os maestros Rui Pinheiro, Délio Gonçalves, Mitchell Fenell, Félix Hauswirth e Jo Conjaerts e Jean Sébasten Béreu. Aos 18 anos ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra no curso de instrumentista de orquestra.
Terminou a licenciatura no ano letivo 2013/2014 tendo aulas com os trompistas Abel Pereira e Nuno Vaz. Trabalhou com os maestros Jean-Marc Burfin, Michael Zilm, Evgeny Bushkov, Antoni Ros Marbà, Sebastien Tewinkel e Emilio Pomarico.
Mestrado em Ensino da Música: Instrumento (Fagote e Música de Câmara) – Previsão de conclusão, 2023 – Prof. Carolino Carreira
Escola Superior de Artes Aplicadas, Castelo Branco
Licenciatura em Música: Instrumentos de Sopro, Arco e Percussão (Instrumento – Fagote) – 2013- 2015 – Profs. Arlindo Santos e Luís Correia – Escola Superior de Música de Lisboa
Professor (Instrumento e Música de Conjunto) – 10/2022 até presente – Conservatório de Música de Santarém
Fagote (Ópera) – 09/2022 – Orquestra Atelier Musical da Europa
Fagote – 06/2020 e 07/2022 – Orquestra Sem Fronteiras
Professor (Instrumento, Música de Câmara e Orquestra) –
10/2019 até 08/2021 – Conservatório Regional de Ponta Delgada, Açores
Professor de Música (Expressão Musical) – 12/2019 até 08/2021 – Escola Básica Integrada de Ribeira Grande, Açores
1º Fagote – 2020 até 2021 – Sinfonietta de Ponta Delgada
Entrou no mundo da música aos 12 anos na Sociedade Filarmónica Cartaxense. Em 2008 ingressou no Conservatório de Música de Santarém no Curso Supletivo de Acordeão com o Professor Vítor Mira, e no ano letivo de 2015/2016 termina o mesmo com média de 17 valores.
É licenciado em Acordeão pela Universidade de Évora (2021), e encontra-se no 1º Ano de Mestrado da mesma Universidade.
Instituiu o I Concurso Interno do Departamento de Teclas do Conservatório de Loulé – Francisco Rosado, onde obteve 4 alunos premiados (1º, 2º, 3º lugares e Menção Honrosa).
Iniciou os estudos de contrabaixo em Lisboa aos 14 anos com o professor Pedro Wallenstein depois de ter estudado piano desde os 5.
A sua atividade profissional é maioritariamente composta por colaborações regulares em formações orquestrais, nomeadamente com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), da qual é membro desde 2019, e com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a qual colabora pontualmente a título de reforço desde 2018.
É professor de Formação Musical desde 2012, e de contrabaixo desde 2015, e leciona desde então de forma contínua no ensino oficial em variadas instituições em Portugal, desde o nível de iniciação até à preparação com sucesso de alunos para o ingresso ao Ensino Superior.
Inês Alves iniciou os seus estudos musicais em 2009 no Conservatório de Música Choral Phydellius de Torres Novas, orientada pelo professor Miguel de Figueiredo Gomes.
Licenciou-se em performance tornou-se mestre em ensino de música pela Universidade de Aveiro, sob orientação violinística do professor Roberto Valdés. Desde 2021, estuda na Fondazione Accademia Perosi (Itália) com o professor Pavel Berman.
De forma a enriquecer a sua formação, frequenta regularmente masterclasses com diversos professores de renome internacional e participa em concursos e provas, tendo obtido vários prémios e distinções.
Para além de ter feito parte de várias orquestras jovens, integrou a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra de Câmara Portuguesa enquanto reforço convidado. Atualmente, faz parte da Orquestra Alma Mater, dirigida pelo maestro João Branco.
Natural de Arganil, iniciou os seus estudos musicais na Associação Filarmónica de Arganil aos 8 anos de idade.
Com 9 anos de idade, ingressou no Conservatório de Música de Coimbra onde concluiu o 8o grau de Trompete, tendo como professor Jaime Barbosa
Aos 18 anos ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na qual finalizou a sua licenciatura, no ano de 2021, no curso de execução em trompete, com os professores David Burt e Stephen Mason.
Pertenceu à Orquestra de Sopros sob direção do prof. Alberto Roque, à Orquestra Sinfónica sob direção do prof. Vasco Azevedo, e à ESML Brass Crew sob direção do prof. Hugo Assunção.
Apresentou-se em quinteto, formado na ESML, “Steel Brass Quintet” e em decateto de metais, os quais são também orientados pelo prof. Hugo Assunção.
Atualmente, frequenta o segundo ano na Escola Superior de Música de Lisboa, no Mestrado em Ensino da Música.
No ano 2017, foi selecionada como suplente para estágio de orquestra OJ.COM.
Em contexto de orquestra apresentou-se em concerto com Simantra Grupo de Percussão e já realizou um concerto sob a direção de Jorge Costa Pinto, Alberto Roque, Mark Heron, entre outros.
No ano 2022 realizou provas para o estágio de orquestra da Gulbenkian, tendo ficada selecionada para músico suplente.
No ano 2022, realizou provas para a Lisbon Films Orquestra, na qual ficou selecionada para músico suplente.
Iniciou os seus estudos músicas com o maestro António Simões Ribeiro, tendo mais tarde ingressado na classe da professora Sara Mendes, na Escola de Música Gualdim Pais em Tomar.
Concluiu a sua Licenciatura em Flauta Transversal (2011) e Mestrado em Interpretação (2014) na classe da professora Anabela Malarranha, na Universidade de Évora. Em 2015 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Nuno Ivo Cruz.
Frequentou masterclasses com os professores Trevor Wye, Thies Roorda, Rien de Reede, Stefano Parrino, Ana Raquel Lima e Monika Streitová. Trabalhou com os maestros Christopher Bochmann, Daniel Ferrero Silvage, Jouke Hoekstra e Ian Mikirtumov.
É professora da Classe de Flauta do Conservatório de Música de Santarém desde 2010, tendo lecionado no Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica e no Colégio Pedro Arrupe em Lisboa.
Começou a frequentar as aulas de Viola Dedilhada no Conservatório de Música de Santarém, primeiro em Curso Livre, passando depois pela guitarra elétrica, e iniciando depois o curso oficial de Viola Dedilhada, com o prof. Acácio Resende.
Concluiu a Licenciatura em Música – Guitarra, na Universidade de Évora, em 2013/2014, sob a orientação do prof. Dejan Ivanovic.
Concluiu o Mestrado em Ensino de Música no ISEIT – Instituto Piaget, em Almada, tendo as aulas de instrumento sido lecionadas pelo prof. Dr. José Mesquita Lopes.
Leciona no CMS desde 2011/2012. Fez parte do Coro do Conservatório desde a sua fundação até ao ano letivo de 2017/2018. Integrou o grupo Blues ‘n Groovers, uma iniciativa de funcionários, alunos e professores do CMS.
> Ver currículo completo
Estudou com os professores Silvestre Fonseca e Acácio Resende (Escola de Música de Santarém) até ao ano de 1997 quando parte para Londres para estudar com a professora Shuko Shibata.
Em 1994 concluiu o seu Bacharelato em Gestão de empresas na Escola Superior de Gestão de Santarém. A licenciatura em Música, é concluída no London College of Music and Media sob a orientação do professor Carlos Bonell, onde lhe foi atribuído o “British Reserve Strings Prize”.
Continuou os seus estudos na Royal Academy of Music onde em 2003 concluiu a sua Pós–Graduação com Mérito.
Iniciou a carreira como docente em 1997, em Conservatórios Regionais (Santarém, Minde e Torres Novas), mantendo desde essa data uma intensa atividade pedagógica, lecionando Análise e Técnicas de Composição e Acústica, essencialmente, e participando em atividades de aprofundamento cultural e artístico nos Conservatórios onde leciona.
Como músico profissional, é intérprete desde 1991 na Banda da Armada Portuguesa, onde tem mantido uma carreira militar e artística, executando também tarefas pedagógicas, nomeadamente na preparação para concursos de promoção, bem como integrando as avaliações de ingresso de novos músicos.
Frequentou a escola de música da cidade de Gnivahn, de 1982 a 1988.
Complementou os seus estudos na Escola Superior de Música da cidade de Vinnytsia, M. Leontovych, na Ucrânia, de 1988 a 1992.
Lecionou na Escola de Música da cidade Gnivahn, Ucrânia, de 1991 a 2000.
Frequentou a Universidade Pedagógica M. Kotsiubynsky da cidade de Vinnytsia de 1999 a 2002.
Leciona desde 2007 no Conservatório de Música de Santarém.
Lídia Correia concluiu o oitavo grau de Órgão na Classe do Prof. Rui Paiva na Escola de Música do Conservatório Nacional. Estudou baixo contínuo com Cremilde Rosado Fernandes e Órgão com António Mota e António Esteireiro na ESML tendo concluído o Bacharelato. Em 2010 terminou a Licenciatura em Ensino de Música (performance Órgão) pela Universidade de Aveiro onde estudou com Edite Rocha.
Iniciou os estudos de piano aos 7 anos de idade e concluiu o Curso Superior no Instituto Estatal de Pedagogia de Adiguei, na Rússia, onde obteve a licenciatura em música na variante piano.
Frequentou a Escola Superior de Educação de Leningradskaia Krasnodar, na Rússia, onde concluiu o Curso Superior de Educadora de Infância.
Foi professora de Piano e Educação Musical de Stary Oskol, Rússia, entre 1986 e 1996.
Fez também parte do Coro do Círculo Cultural Scalabitano, e tem desenvolvido intensa atividade como pianista acompanhadora, tanto no Conservatório de Música de Santarém, como no Coro do Orfeão de Almeirim no Coro Cont’Arte de Pontével, e nos mais diversos eventos, concertos e duetos de Música de Câmara.
Iniciou os seus estudos musicais na Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira, Montemor-o-Velho, aos 9 anos de idade.
Em 1984 ingressou na Banda de música do Exército, em Mafra, e aí iniciou os seus estudos de oboé. Dois anos mais tarde foi admitido na Banda de música da Guarda-fiscal e deu continuidade aos seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde foi aluno, na classe de oboé, dos professores Ricardo Lopes e José Coutinho. Ainda como instrumentista de oboé viria a licenciar-se na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Andrew Swinnerton.
Atualmente exerce também a atividade docente no Conservatório de Música de Santarém, na Sociedade União Musical Alenquerense e na Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira.
Graduado no Royal College of Music, Londres, participou nos concursos de canto Luísa Tody, Concurso Internacional de canto de Braila (Roménia), Concurso Internacional de canto de Chimay (Bruxelas).
Foi laureado nos concursos Internacionais de canto Graziella Schiutti Prize, Early Music Competition, e obteve o 2º lugar no Keith Falkner Prize (Inglaterra).
Participou em diversos festivais de música nacionais e internacionais, desempenhou vários personagens em oratórias sob direcção dos maestros Jorge Matta, João Paulo Santos, Leonardo de Barros, Cesario Costa, César Viana, Manuel Morais, João Paulo Janeiro, Ricardo Cangi, Kethil Haugsand, Paul Spicer, Ivan Moody, Joana Carneiro, Leandro Piccione, Mario Tronco, Henrique Piloto, Nicholas Kok, Nickolay Lalov, Alberto Roque, Jan Wierzba, entre outros.
> Ver currículo completo
A paixão pela Música, pelo piano e pelo ensino nasce desde muito jovem, quando emigrou para o Reino Unido com apenas sete anos. Em Leeds, a Maria João Lopes iniciou os seus estudos de piano que a transportaram, ao longo do seu percurso, entre países. Após quase uma década de docência de piano, a Maria João Lopes publicou o livro Piano para Pequerruchos para os mais jovens pianistas e lançou o projeto itinerante Atividades Pianísticas.
A Maria João Lopes iniciou os seus estudos de piano em 2004 em Leeds, Reino Unido. A sua educação musical tomou continuidade quando ingressou no Conservatório Regional de Castelo Branco em 2007, onde ficou até terminar o oitavo grau em Piano com distinção em 2013. No mesmo ano, foi aceite e premiada com uma bolsa de estudo para o Royal Welsh College of Music and Drama em Cardiff, Reino Unido.
Terminada a sua licenciatura em Piano em 2018, foi aceite na Universidade de Évora, onde, mais tarde, veio a concluir o Mestrado em Ensino de Música. O tema da sua tese foi “Motivação e Atitudes na Aprendizagem do Piano” tendo sido avaliado com a nota de 20 valores (máximo).
Em 2022, foi aceite no Doutoramento em Educação Artística na Universidade de Lisboa.
(https://marialopespiano.pt/)
É Licenciada em Música – Performance, Curso de Órgão, pela Universidade de Aveiro, onde estudou com Edite Rocha e António Mota.
É diplomada em Órgão (Escola de Música Canto Firme, Tomar) e em Piano (Escola de Música do Conservatório Nacional, Lisboa).
Possui Diploma Universitário de Músico Atuante da Universidade Marc Bloch de Estrasburgo.
Realizou vários concertos como organista em parceria com o Coro Misto da Associação Canto Firme de Tomar, destacando-se a obra Via Crucis, de Franz Liszt.
Participou no Ciclo de Órgão na Misericórdia de Aveiro em 2011 e 2012.
Desde 2003, leciona no Conservatório de Música de Santarém, apresentando-se como organista em eventos e concertos promovidos por esta Instituição.
É organista na Igreja Paroquial do Cartaxo desde 1994.
Iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Castelo Branco com os clarinetistas Pedro Ladeira e Carlos Silva.
Em junho de 2013 terminou o Curso Supletivo de Clarinete no Conservatório Regional de Castelo Branco com 18 valores na Classe do Professor Pedro Ladeira. Obteve o 1º Prémio – Escalão E, na variante de Clarinete, no Concurso Interno de Instrumentistas e Canto, “Prémio Melhor Interprete – CRCB 2009/2010”.
Em 2010, foi-lhe atribuída Menção Honrosa no Concurso Interno de Instrumentistas e Canto – Prémio Melhor Intérprete 2010/2011.
Em setembro 2013 concluiu a Licenciatura em Música – Variante de Formação Musical, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Bolsa de Estudo TCM Trust (Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance)
Bolsa de Estudo Erasmus
Prémio Jovens Músicos – 1º Prémio na categoria de Música de Câmara Nível Médio (Antena 2 Radiodifusão Portuguesa)
Aulas Particulares de Violino com a professora Clare Thompson ( ex. Concertino Adjunto da Orquestra Philharmonia em Londres)
Aulas Particulares de Violino com a professora Lutsia Ibragimova (Professora de Violino no Royal College of Music e no Yehudi Menuhin School, Reino Unido)
Aulas Particulares de Violino com o professor David Brodowski (Líder do Quarteto de Cordas Brodowski, Reino Unido)
Aulas Particulares de Violino com o professor Tiago Neto (Professor de Violino na Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal)
Orquestra de Formação (Orquestra Sinfónica, de Câmara, Clássica e de Repertório) com Jonathan Tilbrook (Maestro e Professor da Trinity Laban)
Orquestra de Cordas com Nicholas Pendlebury (Maestro, Professor e Coordenador do Departamento de Cordas da Trinity Laban)
Acompanhamento do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra
Ensino de Piano aos 1.º, 2.º e 3.º Graus do Ensino Articulado e Supletivo, Iniciação (diversos graus) e Curso Livre.
Ensino de Piano aos 1.º, 2.º, 3.º, 4.º e 5.º Graus do Ensino Integrado, Iniciação (diversos graus)
Mentor e programador do Festival Guimarães Cinema Som.
Organizou a 1.ª Masterclass de Piano da escola, orientada pelo Professor Serghei Covalenco, curso de aperfeiçoamento que decorreu a 29 e 30 de Março de 2014.
Iniciou os seus estudos musicais em eufónio na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela.
Em 2007 ingressou no conservatório regional de Palmela na classe do Professor Gil Gonçalves. No ano seguinte prosseguiu os estudos na Escola Profissional Metropolitana de Lisboa sob a orientação de Adélio Carneiro e Gonçalo Marques onde, em 2011, terminou o curso de Instrumentista de Sopro.
Posteriormente concluiu a licenciatura em Música na variante de Execução na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Professor Adélio Carneiro.
Em 2017, terminou o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.
Completou Canto no Conservatório Nacional de Lisboa na classe de Filomena Amaro com a classificação máxima e tem uma Licenciatura em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa nas classes de Elsa Saque e Luís Madureira.
Mestrando na ESART, fez Masterclass em Portugal com Liliana Bizineche e em Andorra com Montserrat Caballè.
Foi membro do Coro Gulbenkian e do Teatro Nacional de S. Carlos.
É professor de Canto e Classes de Conjunto no Conservatório de Música de Santarém.
> Ver currículo completo
Iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela, como executante de Percussão.
Estudou na Escola Profissional de Música de Almada com os Professores Lídio Correia e José Carinhas e no ISEIT – Campus Universitário de Almada com Richard Buckley, Elizabeth Davis, Pedro Carneiro e Lídio Correia
Completou o Mestrado em Ensino da Música (Percussão) pelo ISEIT – Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares / Campus
Universitário de Almada.
Atualmente leciona a classe de Percussão e Ensemble de Percussão na Academia de Música de S.Cecília, no Conservatório Regional de Palmela, no Conservatório de Música de Santarém e na Academia de Música de B.V. de Torres Vedras.
Licenciado em Saxofone pela Escola Superior de Música de Lisboa, realizou o Mestrado em Ensino da Música na mesma universidade.
Participou em diversos masterclass com diversos músicos do panorama nacional e internacional como Alberto Roque, José Massarrão, Claude Delangle, Jean Yves Fourmeau, Nicolas Proust, Lars Mlekusch e James Houlik.
Actualmente o seu trabalho passa pelo interpretação de obras para saxofone e dispositivo electroacústico, por improvisação, estudo de síntese sonora e composição.
Leciona no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra, no Conservatório de Música e Artes do Centro e no Conservatório de Santarém.
Concluiu com notável aproveitamento, o curso de Guitarra Portuguesa do Conservatório Nacional de Lisboa onde estudou sob a orientação do Professor João Torre do Valle.
Diretor Musical e Guitarra Portuguesa do espetáculo “Trovas & Canções- Atores, Poetas e Cantores” juntamente com Ruy de Carvalho; João de Carvalho; Adelaide Sofia; Guilherme Madeira e João Correia.
Juntamente com Guilherme Madeira e João Correia formou o grupo “Três Bairros”. O Álbum de estreia “O Turno da Noite”, saiu em Outubro de 2017 e já vai na terceira edição. Graças ao sucesso deste primeiro Disco, o grupo teve a oportunidade de atuar em vários palcos, tais como o Casino Estoril, Casino de Lisboa, Castelo de Mértola, Convento de S. Francisco, Festas de S. José, Coliseu Micaelense, entre outros. Tendo já dado a conhecer o seu trabalho além fronteiras, nomeadamente em Inglaterra (Londres); Timor-Leste; Cabo Verde; Espanha (Tenerife) e França.
Ricardo Ribeiro é natural de Vila Nova de Gaia. Licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de violino da professora Alexandra Mendes tendo também ao longo de toda a sua formação frequentado Master Classes com os Professores Zófia Woycicka, David Lefévre e Sergey Kravchenko.
No ano letivo de 2016/17 concluiu o mestrado em ensino de música no ISEIT – Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada tendo estudado instrumento com os professores Bin Chao e Anne Victorino de Almeida.
Atualmente pertence ao quadro permanente da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana como músico violinista e leciona violino no Conservatório Regional de Palmela, Conservatório de Música de Santarém e na Academia de Música Acorde.
Estudou na Escola Nossa Senhora do Cabo, em Oeiras, tendo terminado o Curso de Flauta Transversal do Conservatório Nacional sob a orientação de João Pereira Coutinho, Sally Hughes e Lídia Serejo.
Paralelamente à música iniciou os estudos de artes plásticas na Sociedade Nacional de Belas Artes e é também licenciada em Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Artes Decorativas pela Universidade Católica de Lisboa. Muito ligada à sensibilidade artística, mantém o interesse na relação da música com outras áreas artísticas como as artes decorativas e plásticas.
Mestre em ensino da música-variante de instrumento, pelo ISEIT, Instituto Piaget de Almada. Frequentou o mestrado em Pedagogia do Instrumento no ISEIT, onde estudou Guitarra Clássico-romântica com Ricardo Barceló.
É licenciado em música- variante de instrumento- Guitarra Clássica pelo ISEIT, Instituto Piaget de Almada onde estudou com Dejan Ivanovic.
Completou o curso complementar de música no Conservatório de Música de Santarém na classe do Professor Acácio Resende.
É professor de Guitarra no Conservatório de Música de Santarém desde 2006.
É licenciado em trombone pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com os professores Ismael Santos e Hugo Assunção.
Frequentou Masterclasses de trombone e de metais, sob a orientação de Fernando Palacino, Alexandre Vilela, Daniel Dias, Júlio Sousa, Reinaldo Guerreiro, Sérgio Carolino, Hugo Assunção, Filipe Alves, Byron Fulcher, Jorgen Van Rijen e Gábor Tarkovi.
Frequentou Cursos de introdução ao jazz e palestras com Paulo Gaspar, Tomás Pimentel, Luís Cunha, Lars Arens e James Morrinson.
Atualmente como docente leciona aulas de Trombone, Naipe e Orquestra na Orquestra Geração – Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e Trombone e Música de Câmara no Conservatório de Música de Santarém.
Frequentou a Licenciatura em Música (via ensino – guitarra), com profissionalização, na Universidade de Évora, onde desenvolve estudos com os professores doutores Manuel Morais e Max Rabinovich (música de câmara); Paulo Valente Pereira e Pedro Jóia (Guitarra) e com o professor doutor José Mesquita Lopes (Orientador do Estágio Pedagógico).
Entretanto frequentou diversas Masterclass com algumas das figuras mais reconhecidas do panorama musical internacional e nacional: Leo Brouwer; Manuel Barrueco; Carlos Barbosa Lima; Roland Dyens; Dejan Ivanovic; Carlos Menezes; Sérgio Pelágio.
A sua vida profissional tem sido repartida entre o ensino e a performance musical.
Iniciou os seus estudos de clarinete aos nove anos de idade na Escola de Música da Sociedade Musical Odivelense, tendo prosseguido a sua formação no Instituto Gregoriano de Lisboa e no Conservatório D. Dinis.
Concluiu a Licenciatura em Clarinete na Escola Superior de Música de Lisboa (classe dos professores Francisco Ribeiro e Manuel Jerónimo) e a profissionalização em Serviço – Clarinete, na Universidade Aberta. Posteriormente realizou o Curso de Especialização “Música nos Hospitais”, Universidade Marc Bloch, Estrasburgo, França.
Na área do ensino lecionou Clarinete e Formação Musical em diversas Escolas, tendo integrado o corpo docente do Conservatório de Música de Santarém em 1998. É Diretora Pedagógica deste Estabelecimento de Ensino desde Setembro de 2000 e Coordenadora UNESCO desde o ano de 2010.
Iniciou os estudos musicais em 2007 com a Professora Danuta Grossmanová na Escola Profissional de Arte de Mirandela.
Em 2014 foi admitida na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto na Classe do Professor Ryszard Woycicki.
Em 2015 ingressou na Escola Superior de Artes aplicadas em Castelo Branco na Classe da Professora Joana Pereira, tendo com esta concluído o grau de Mestre em 2018.
Participou em Masterclasses e workshops com a orientação dos violetistas Ana Bela Chaves, Joana Pereira, Ryszard Woycicki, Pedro Muñoz, Wernel Dickel, Máté Szucs, Dorothea Vogel, Aida Carmen Soanea, Leo De Neve, Christophe Dejardins, Isabel Charisius, entre outros.
Ao longo do seu percurso trabalhou variadíssimas orquestras entre elas, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Ceuta International Symphony Orchestra, Orquestra 430 de Vigo, Neue Philharmonie Munchen , Estágio Gulbenkian para orquestra entre outras.
Está organizado por Departamentos Curriculares (Classes de Conjunto e Canto, Teóricas, Cordas, Sopros e Percussão, Teclas e Acordeão, e Dança), tendo como coordenadores:
Coordenador do Departamento Curricular de Classes Teóricas
Prof. Nuno Pinheiro
Coordenador do Departamento Curricular de Cordas
Prof. Rui Vicente
Coordenador do Departamento Curricular de Classes de Conjunto e Canto
Prof. Philippe Trovão
Coordenador do Departamento Curricular de Sopros e Percussão
Prof.ª Joana Fernandes
Coordenador do Departamento Curricular de Teclas e Acordeão
Prof.ª Marta Cruz
Coordenador do Departamento Curricular de Dança