O Nosso Corpo Docente

Currículo

FOTO Álvaro Rosso

Álvaro Rosso

Professor de Contrabaixo

Alvaro Rosso iniciou os seus estudos em 1997 na Escola Universitária de Música de Montevideo, Uruguai. Em 1999, inicia a sua experiência orquestral, na mesma cidade, com a orquestra Sinfónica Juvenil do Ministério da Educação e Cultura. Em 2002, ganha uma bolsa do Fundo Nacional de Música para prosseguir os seus estudos em Buenos Aires, Argentina, com Oscar Carnero, solista da Orquestra Sinfónica Nacional. Em 2004, ingressa no Conservatório Nacional de Estrasburgo, França, estudando música clássica com Stephan Werner e jazz com Jean-Daniel Hégè. Neste centro de estudos, começa a tomar contacto com a improvisação livre e sua linguagem. Realizou concertos no festival de jazz de Estrasburgo – Jazz D’Or, bem como concertos e gravações com Orquestra Filarmónica de Strasbourg e a Ópera do Bas-Rhin. Entre 2008 e 2011, cursa em Barcelona, com Trent Hellerstein, o mestrado em Interpretação Musical pela Escola Luthier de Artes Musicais. Durante o seu percurso foi professor em Espanha, França e Uruguai.

FOTO Ana Patrícia Tomé

Ana Patrícia

Professora de Violino / Viola de Arco

Ana Patrícia foi Professora de Violino no Tower Hamlets Arts and Music Education Service, Londres, Reino Unido e Substituta na Orquestra Sinfónica de Bournemouth, Reino Unido.

FOTO André Piolanti

André Piolanti

Professor de Piano

André Piolanti, teve o primeiro contacto com o Piano quando tinha 10 anos de idade. Um ano depois iniciou os seus estudos musicais com a Professora Maria Filomena Campos, no Conservatório de Música de Santarém. Aqui concluiu, no ano letivo de 2006/2007, o curso complementar de Piano com a classificação de vinte valores.

FOTO Dominique Ventura

Dominique Ventura

Professor de Classe de Conjunto e Formação Musical

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música do Orfeão do Entroncamento onde estudou Formação Musical, Piano e Flauta Transversal com o Prof. Luís Antunes. Foi tenor no Coro do Orfeão do Entroncamento.

Foto Edgar

Edgar Barbosa

Professor de Trompa

Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Associação Filarmónica União Lapense com o professor e maestro Acácio Aires da Silva. Aos 12 anos de idade entrou para a Escola de Música do Conservatório Nacional obtendo o 8º Grau em regime integrado no ano letivo de 2009/2010. Trabalhou com os maestros Rui Pinheiro, Délio Gonçalves, Mitchell Fenell, Félix Hauswirth e Jo Conjaerts e Jean Sébasten Béreu. Aos 18 anos ingressou na Academia Nacional
Superior de Orquestra no curso de instrumentista de orquestra. Terminou a licenciatura no ano letivo 2013/2014 tendo aulas com os trompistas Abel Pereira e Nuno Vaz. Trabalhou com os maestros Jean-Marc Burfin, Michael Zilm, Evgeny Bushkov, Antoni Ros Marbà, Sebastien Tewinkel e Emilio Pomarico. Em 2018 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa, onde teve como professor Paulo Guerreiro. Participou em dois Estágios de Orquestra da OJ.COM com os Maestros Rui Massena e Jacomo Bairos. Participou em várias orquestras: Coral
Sinfónico de Portugal, Metropolitana de Lisboa, Clássica da Madeira, Essemble mpmp e Promenade. Foi membro da Orquestra Sinfónica Juvenil dirigida pelo maestro Christopher Bochmann, sendo bolseiro por três vezes da Fundação EDP- OSJ. É professor de trompa na Escola das Artes do Alentejo Litoral, Conservatório de Música de Mafra, Conservatório de Música e Artes do
Centro (Fátima) e Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues. É membro convidado da Lisbon Film Orchestra, da Orquestra de Cascais e Oeiras, e da Orquestra Bomtempo (Fátima). Desempenha as funções de maestro da Banda da Associação Filarmónica União Lapense.

FOTO Flávio Bolieiro

Flávio Bolieiro

Professor de Acordeão

> Ver currículo completo

FOTO Joana Fernandes

Joana Fernandes

Professora de Flauta Transversal

Joana Fernandes Ferreira, nascida em 1990 em Santarém, iniciou os seus estudos músicas com o maestro António Simões Ribeiro, tendo mais tarde ingressado na classe da professora Sara Mendes, na Escola de Música Gualdim Pais em Tomar.

FOTO Jo∆o Barreiro

João Barreiro

Professor de Viola Dedilhada

Lecciona no CMS desde 2011/2012. Fez parte do Coro do Conservatório desde a sua fundação até ao ano lectivo de 2017/2018. Integrou o grupo Blues ‘n Groovers, uma iniciativa de funcionários, alunos e professores do CMS.

FOTO João Correia5

João Correia

Professor de Iniciação Musical e Curso Preparatório

> Ver currículo completo

FOTO Jo∆o Loureiro

João Loureiro

Professor de Viola Dedilhada

João Loureiro estudou com os professores Silvestre Fonseca e Acácio Resende (Escola de Música de Santarém) até ao ano de 1997 quando parte para Londres para estudar com a professora Shuko Shibata.

FOTO Jorge Pereira_edit

Jorge Pereira

Professor de Acústica, Análise e Técnicas de Composição e História da Cultura e das Artes

Como músico profissional, é intérprete desde 1991 na Banda da Armada Portuguesa, onde tem mantido uma carreira militar e artística.

FOTO Prof. Juan Maria seller

Juan Maria Seller

Professor de Dança

É um coreógrafo, professor e dançarino formado nas disciplinas de teatro, dança teatro, balé, dança moderna e contemporânea. Seller tem um extenso repertório com vários espetáculos e peças curtas lançadas na Espanha, França, Portugal, Porto Rico e Estados Unidos. Em Portugal, leccionou workshops de Contacto Improvisação na Escola Superior de Dança Lisboa e na Universidade de Motricidade Humana, em 2015. Além disso, desenvolveu um “Atelier de Criação “, em 2017. Ensinou dança contemporânea na FOR – Companhia Olga Roriz. Impar-te cursos certificados para monitores de Dança Inclusiva. Atualmente reside em Portugal, continuando seu trabalho.

FOTO Juliana Yakovyshena (recorte)

Julianna Yakovyshena

Professora de Piano

Complementou os seus estudos na Escola Superior de Música da cidade de Vinnytsia, M. Leontovych, na Ucrânia, de 1988 a 1992.

FOTO Isabel Pereira

 Isabel Pereira

Professora de Violeta ou Viola d’Arc

FOTO Lídia Correia

Lídia Correia

Professora de Órgão e Classe de Conjunto

Lídia Correia concluiu o oitavo grau de Órgão na Classe do Prof. Rui Paiva na Escola de Música do Conservatório Nacional. Estudou baixo contínuo com Cremilde Rosado Fernandes e Órgão com António Mota e António Esteireiro na ESML tendo concluído o Bacharelato. Em 2010 terminou a Licenciatura em Ensino de Música (performance Órgão) pela Universidade de Aveiro onde estudou com Edite Rocha.

FOTO Lioudmila Litvinova_resize

Lioudmila Litvinova

Professora de Piano

Iniciou os estudos de piano aos 7 anos de idade e concluiu o Curso Superior no Instituto Estatal de Pedagogia de Adiguei, na Rússia, onde obteve a licenciatura em música na variante piano.

Luís Mota

Professor de Oboé

António Luís Rodrigues Mota, mestre em ensino da música pela Escola Superior de Música de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais na Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira, Montemor-o-Velho, aos 9 anos de idade. Em 1984 ingressou na Banda de música do Exército, em Mafra, e aí iniciou os seus estudos de oboé.

FOTO Manuel Brás da Costa

Manuel Brás da Costa

Professor de Canto

Graduado no Royal College of Music, Londres, participou nos concursos de canto Luísa Tody, Concurso Internacional de canto de Braila (Roménia),Concurso Internacional de canto de Chimay (Bruxelas).

FOTO Filomena Campos_resize

Maria Filomena Campos

Professora de Piano

Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade, com o Professor e Compositor Luis Costa, tendo concluído o Curso Superior de Piano, na sua classe do Conservatório de Música do Porto, com distinção.

FOTO Marta Cruz2

Marta Cruz

Professora de Órgão

É Licenciada em Música – Performance, Curso de Órgão, pela Universidade de Aveiro, onde estudou com Edite Rocha e António Mota. É diplomada em Órgão (Escola de Música Canto Firme, Tomar) e em Piano (Escola de Música do Conservatório Nacional, Lisboa).

FOTO Nuno Pinheiro

Nuno Pinheiro

Professor de Classe de Conjunto e Formação Musical

Em setembro 2013 concluiu a Licenciatura em Música – Variante de Formação Musical, na Escola Superior de Artes Aplicadas do InsDtuto Politécnico de Castelo Branco.

FOTO Nuno Soares-resize

Nuno Soares

Professor de Piano

Desde 2010 leciona a disciplina de Piano e Música de Câmara em InsWtuições de Ensino Oficial da Música, nomeadamente no Conservatório de Música e Artes do Dão, Academia de Música de Ourém (Ourearte), Academia de Música de Almada, Orfeão de Leiria, Conservatório de Lisboa e Academia Luísa Todi.

FOTO Pedro Correia

Pedro Correia

Professor de Canto e Classe de Conjunto

Foi Diretor Artístico do Grupo Coral de Tancos com o qual participou em mais de 200 concertos e é Maestro do Coral Concórdia desde a sua fundação em 2017. É professor de Canto e Classes de Conjunto no Conservatório de Música de Santarém.

Pedro Gentil

Professor de Trompete

Actualmente leciona no Conservatório de Música de Santarém, na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém e colabora como professor na escola de música da Sociedade de Instrução Músical Rossiense e na escola de música da Sociedade Recreio Músical Azinhaguense 1o de Dezembro.

FOTO Pedro Martins resize

Pedro Martins

Professor de Bateria e Percussão

Atualmente leciona a classe de Percussão e Ensemble de Percussão na Academia de Música de S.Cecília, no Conservatório Regional de Palmela, no Conservatório de Música de Santarém e na Academia de Música de B.V. de Torres Vedras.

FOTO Philippe Trovão

Philippe Trovão

Professor de Saxofone

Philippe Trovão é licenciado em Saxofone pela Escola Superior de Música de Lisboa e realizou o Mestrado em Ensino da Música na mesma universidade. Participou em diversos masterclass com diversos músicos do panorama nacional e internacional como Alberto Roque, José Massarrão, Claude Delangle, Jean Yves Fourmeau, Nicolas Proust, Lars Mlekusch e James Houlik.

FOTO Ricardo Marques

Ricardo Marques

Professor de Guitarra Portuguesa

Diretor Musical e Guitarra Portuguesa do espetáculo “Trovas & Canções- Atores, Poetas e Cantores” juntamente com Ruy de Carvalho; João de Carvalho; Adelaide Sofia; Guilherme  Madeira e João Correia.

Rita Bliebernicht

Professora de Iniciação Musical

Estudou na Escola Nossa Senhora do Cabo, em Oeiras, tendo terminado o Curso de Flauta Transversal do Conservatório Nacional sob a orientação de João Pereira Coutinho, Sally Hughes e Lídia Serejo.

FOTO Rodrigo Gomes_2

Rodrigo Gomes

Professor de Piano

Concluiu a Licenciatura em Ciência Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Posteriormente terminou a Licenciatura em Piano no Instituto Piaget de Almada.

FOTO Rui Vicente (recorte) cópia

Rui Vicente

Professor de Viola Dedilhada

É licenciado em música- variante de instrumento- Guitarra Clássica pelo ISEIT, Instituto Piaget de Almada onde estudou com Dejan Ivanovic. Completou o curso complementar de música no Conservatório de Música de Santarém na classe do Professor Acácio Resende.

FOTO SÇrgio Duarte

Sérgio Duarte

Professor de Trombone

É licenciado em trombone pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com os professores Ismael Santos e Hugo Assunção. Atualmente frequenta o 2o ano do mestrado em ensino da música na mesma instituição.

dav

Sérgio Marques

Professor de Viola Dedilhada

No início dos anos 90 matricula-se no Conservatório de Música de Santarém onde estuda com o digníssimo professor Acácio Resende a disciplina de guitarra. Posteriormente desenvolve o estudo da guitarra, nível secundário, com os reconhecidos professores e concertistas Eudoro Grade e José Dinis.

Sílvia Mendonça

Professora de Formação Musical e Música Contemporânea

> Ver currículo completo

FOTO Sílvia Oliveira2_resize

Sílvia Oliveira

Professora de Ballet

Nascida em 1983 na vila de Oeiras, teve um percurso atípico enquanto bailarina. Foi aos 18 anos que iniciou a sua formação em dança com as professoras Paula Careto e Carla Morais, no concelho de Cascais, nas áreas de dança jazz e da dança contemporânea, respectivamente.

FOTO Sofia Azevedo

Sofia Azevedo

Professora de Violoncelo

Licenciada em Música (violoncelo), na Escola Superior de Música de Lisboa com Clélia Vital e Irene Lima. Instrumentista de Cordas e Tecla com Jaroslav Mikus, na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

FOTO Sónia Tomás

Sónia Tomás

Professora de Clarinete

Iniciou os seus estudos de clarinete aos nove anos de idade na Escola de Música da Sociedade Musical Odivelense, tendo prosseguido a sua formação no Instituto Gregoriano de Lisboa e no Conservatório D. Dinis.

FOTO Tiago da Neta

Tiago da Neta

Professor de Viola Dedilhada

Tiago da Neta nasceu em Santarém, em 1982. A sua aprendizagem musical começou com Alexandre Bento em guitarra Jazz mas seguiu o o seu rumo pelo ensino clássico no Conservatório de Música de Santarém com Acácio Resende e mais tarde na Guildhall School of Music and Drama (Londres) onde concluiu os seus estudos com Robert Brightmore e David Miller.

Tiago_loureiro2

Tiago Loureiro

Professor de Percussão

> Ver currículo completo

Tiago Paraíso

Professor de Fagote

Tiago Paraíso iniciou os seus estudos musicais aos oito anos na escola de artes S.A.M.P., Pousos, Leiria. Com dezassete anos começou a estudar fagote na Escola Profissional de Artes de Beira Interior, Covilhã, na classe do professor João Brito. Três anos mais tarde ingressou no Instituto Jean Piaget na classe do mesmo professor. Tem frequentado inúmeros cursos, masterclasses e estágios de Orquestra, com professores e maestros tais como, Hugues Kesteman, Pierre Olivier Martens, Pedro Moreira, Márcio Pereira, Henrique Piloto, Pedro Figueiredo, Mitchell J. Fennell e Nuno Silva. Participou também no Ensemble Moderno do Conservatório Nacional de Lisboa. Com a Orquestra Clássica da Beira Interior efetuou gravações para o projeto Zéthoven e RDP – Antena2. Participou ainda na Orquestra de Sopros da União Europeia com a qual realizou digressões em Itália e Luxemburgo. Já trabalhou também com os professores Rui Lopes e Afonso Venturieri e vários maestros dos quais se
destacam: Vasco Azevedo, Alberto Roque, Roberto Peres, Marko Letonja, Jan Cober, Nikolay Lalov, Christopher Bochmann, Francesco Lentini, João Paulo Santos entre outros. Colabora com várias Orquestras: Escola Profissional da Beira Interior, Instituto Piaget, Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Escola Superior de Música de Lisboa, Sinfonieta de Lisboa, Conservatório Nacional de Lisboa e Sinfónica Nacional São Carlos, como reforço. Fez parte da
Orquestra do Musical Sweeney Todd. É membro da Orquestra de Câmara Cascais Oeiras, chefe de naipe da Orquestra da Companhia de Opera Portuguesa. Integra o quinteto “Solista Ibéricos” e é membro fundador do Ensemble Palhetas Duplas.

FOTO Virginia Vieira

 Virgínia Vieira

Professora de Coro

FOTO Vitor Mira

Vítor Mira

Professor de Acordeão

Está organizado por Departamentos (Classes de Conjunto e Canto, Teóricas, Cordas, Sopros e Percussão, Teclas e Acordeão, e Dança), funcionando segundo o seguinte Organograma Interno:

Organograma